Cosmética Natural: a Revolução.
A Cosmética Natural parte de uma ideia ligada à consciência da escolha a partir de um protagonismo que se alinha com informações, filosofia de vida e simpatia por propostas verdadeiras – ou seja, quando a prática de determinada marca tem total fundamento com o seu discurso.
Vivemos a era do discurso lacrador. E apesar de tantas frases e fotos de efeitos, quem usa um cosmético natural resiste e quer ir além dessas práticas que, numa visão geral, são uma forma de perpetuar a mofada fórmula de comunicação desde sempre utilizada pelas marcas de cosméticos convencionais e se disfarçam com um discurso que pretende ser exemplar, ou seja, focado em engajamento, mas é um diálogo (se é que podemos denominar um diálogo, porque o conteúdo é de monólogo), totalmente vazio na prática.
Um disfarce silencioso
A consciência ligada com as escolhas perpassa por uma reflexão: grandes indústrias demandam grandes resíduos, grande concentração de lucros nas contas bancárias de poucos, grande exploração de força de trabalho – mecanizando as pessoas e, obviamente, um grande controle de mercado.
Não se enganem, essas iniciativas conhecem muito bem a forma de manipular uma informação e são capazes de vender mesmo em áreas de atuação permeadas de filosofias que nascem como uma alternativa a esse enorme controle. Não é diferente com a indústria cosmética que há anos explora a criação de padrões de pessoas e submetem ingredientes nocivos na rotina de cuidados, sem nem de longe se preocupar com os reflexos ambientais e de saúde decorrentes dessas práticas.
Marcas de Cosméticos que têm como gênese a proposta de estereotipar os cuidados diários e nasceram sob a ideia de vender de qualquer modo, hoje, se comprometem em mudar essa conduta. Por que precisamos ser condescendentes com essas empresas? Não há necessidade de adotarmos um discurso de: “vamos dar uma chance”, estamos falando de uma grande indústria que de uma forma silenciosa se introduz para enfraquecer o movimento de uma cosmética natural autoral e genuína. Essas marcas sabem jogar esse jogo voraz de embaçar uma realidade para no final fazer o que sempre fizeram: controlar o mercado.
A Revolução da Cosmética Natural:
Essa lógica da escassez é insustentável. E é através da proposta de pequenos empreendedores na área de cosmética natural que um movimento de revolução ganha contornos reais: apesar de desafios árduos, de legislações que não foram feitas para pequenos empreendimentos e de muita burocracia de um sistema elaborado por e para grandes indústrias, uma centelha de prosperidade acontece. E estamos fazendo parte disso, no sentido da regulamentação de um Laboratório próprio, o nosso Laboratório Malagueta.
Não é por vaidade. É por luta que fazemos isso. E não tem sido fácil. Dias que as horas não são suficientes para resolvermos as tarefas, dias que estamos tristes (porque somos pessoas realmente atuando como pessoas aqui), no entanto há os dias ótimos. Há os dias que a Equipe Malagueta troca mensagens de amor no grupo do Telegram, que nossa Rede Malagueta se manifesta em e-mails, comentários e mensagens nas redes e que nós nos reafirmamos como uma marca que sempre se alinhou com valores de humanização, muita escuta e profissionalismo.
O que estamos fazendo é desbravar um caminho e mais uma etapa nessa jornada que é de desenvolvimento de um trabalho de pesquisa e estudos profundos para elaboração de fórmulas naturais genuínas e autorais (você conhece o rosto de quem desenvolve o que você escolheu usar – os cosméticos têm um rosto, quer maior humanização que essa?).
Sim, são cosméticos naturais verdadeiros e com a biodisponibilidade que é notável ao longo do uso.
A gente poderia ter optado pela terceirização. Não é uma crítica. No entanto o nosso caminho e motivo de existir é ser um trabalho autoral, brasileiro e com o controle das etapas da produção inteiramente como sendo um organismo e é desta maneira que somos a Fefa Pimenta Natural.
E se nós estamos seguindo, outras marcas pequenas podem se inspirar e seguir e conseguir. Isso é a revolução na Cosmética Natural.
Como fazer parte disso?
Apoie marcas de cosméticos naturais de pequenos empreendedores. Apoie humanização nos processos de produção. Apoie trabalhos que você se alinha com a filosofia e não acredite que um discurso bonito no Instagram como “menos plástico no mundo” – (enquanto essa mesma marca utiliza ingredientes nocivos na formulação). Vá além e mergulhe em propostas que nasceram já com a ideia de viabilizar sonhos, ter o menor impacto ambiental possível e envolvem pessoas.
E sobre a Fefa Pimenta Natural?
Pois bem, ainda não estamos comercializando nossas merendas naturais e estamos sem previsão do retorno (que vai acontecer, mas não temos uma data).
Não desistam da gente, porque estamos na luta. Todo dia.
Enquanto isso, teremos uma etapa se abrindo: a Academia Fefa Pimenta Natural, começando com cursos nas Áreas de Aromaterapia e de Cosmética Natural.
Os cursos são mais uma forma de viabilizar essa revolução: com informação e conhecimento.
E, aproveitando que mencionamos a divulgação de informação: aproveite para ler a matéria que saiu na Revista Marie Claire sobre Alta Performance Ativos Amazônicos https://revistamarieclaire.globo.com/Um-So-Planeta/noticia/2021/09/ativos-da-amazonia-turbinam-cosmeticos-de-alta-performance.html. Pois é, a farmacêutica que desenvolve os cosméticos e agora os cursos por aqui não é fraca, não é mesmo?
A Revolução da Cosmética Natural começa pelo simples e verdadeiro.
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Por Fefa Mallmann
Farmacêutica com Habilitação em Homeopatia, Perfumista Botânica e Aromaterapeuta Científica.
Que trajetória digna e inspiradora! Obrigada por abrir esse caminho a tantas outras que acreditam. Admiro sempre e mais!
Samantha e que honra você conosco nessa jornada!
Maravilhoso caminhar, repleto de consciência e muito inspirador. Estou com muita vontade de estudar com você!
Ah Mariana, que alegria ler isso. Venha! Logo vamos contar mais sobre a nossa metodologia e planos de estudos e, claro, sobre os cursos para iniciar mais essa etapa na Fefa Pimenta Natural. Acompanha!
Vou amar fazer o curso com você. Estou à procura de conhecimento, inspiração e comprometimento com o meio ambiente. E tenho certeza de que vou encontrar tudo isso em seus cursos.
Avante! Voem alto!
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