Olá Malaguetas!
Hoje vai ser uma dica rápida. Mas antes, não posso deixar de explicar a interrupção na sequência de posts sobre os sabonetes naturais: surgiu a oportunidade de reformular o blog (já repararam que estamos com “roupa” nova?) e a ideia de tornar o ambiente mais bonito, dinâmico e confortável para os leitores me atraiu muito. Não deu para avisar, aconteceu e está aqui, quem gostou levanta a mão!
A sequência sobre sabonetes naturais continua essa semana, e vai avançar para um assunto que interessa a muitos: os óleos essenciais. Então, vem comigo agora e vem comigo o restante da semana! (momento em que você imagina a Fefa Pimenta com o olhar do gatinho do Shrek).
O assunto agora é couro cabeludo. Pouca gente dá atenção, já que ele está escondidinho, ali no meio de tantos fios de cabelo. Mas a sua saúde é fator decisivo para cabelos saudáveis e bonitos.
E o que fazer para contribuir com a saúde capilar?
Começa com a escolha de um shampoo adequado, que não tenha ingredientes agressivos e que não arranque até o sebo natural (necessário para a proteção e estabilidade) do seu couro cabeludo, quero dizer que você deve evitar os sulfatos (que além disso, são poluentes e afetam o ecossistema marinho ao ser descartado pelos canos que através da rede de esgoto chegam aos mares e rios). A opção é sempre o shampoo natural. Já falamos do shampoo sólido aqui (veja abaixo o link), mas sua escolha é naquele que melhor se adapta a sua realidade.
Essa limpeza sugerida deve ser feita uma vez por semana. É uma forma simples de eliminar impurezas e excesso de oleosidade e pode ser potencializada, caso o couro cabeludo precise de algum tratamento específico. E se você está naquela fase de transição (passando de cosméticos capilares convencionais para os naturais), pode ajudar bastante nesse período e facilitar essa fase de adaptação (eu já passei por isso, sei o quanto é complicado), então, vamos lá:
Fefa, o que vou usar? separe:
– uma gaze (dessas usadas em curativo)
– 1/2 xícara de líquido, que pode ser: água pura, um chá de ervas, hidrolato.
– seu shampoo preferido (líquido ou sólido).
Como fazer:
Fase 1:
Em um recipiente, dissolva o shampoo no líquido escolhido. Se você usa shampoo sólido é bom que esse líquido esteja levemente morno, para ajudar a dissolver. Dependendo do shampoo natural (se já contem óleos essenciais, por exemplo), sua tarefa termina por aqui, e você já pode começar a fase 2.
Mas caso queira potencializar com algum óleo essencial, o indicado seria uma gotinha (apenas uma!) de óleos essenciais que promovem limpeza do couro cabeludo: limão e louro, por exemplo.
O uso de chás de ervas é uma alternativa mais fácil e viável em substituição aos óleos essenciais. Você pode usar chá de alecrim, de hortelã ou de louro.
Adorei o post
Tão simples e tão elucidativo, além da utilidade!
Beijos
Mona, obrigada e beijo no seu coração!! =D
Super fácil, vou testar 🙂
E adorei o layout!
Bjs!
Olá Marselle! Testa sim e depois conta! Obrigada, viu? beijos
Tão gentil, tão atenciosa… Fefa, senti tua falta! Amei a dica!!!! 😀
Maria de Fátima, aaah, gratidão imensa pelo carinho, viu? Que bom que gostou e pronto, estou de volta – “agora pra ficaaaar, porque aqui, aqui é meu lugar” kkkkkk beijo no seu coração!
Apenas uma vez na semana? Não consigo. Eu lavo meu cabelos todos os diss.
Ana Paula, sim, o recomendável é que você faça a limpeza apenas uma vez por semana, mas lavar o cabelo, fique à vontade! rs Um beijo
Adorei a nova “roupa” do blog, limpo, fácil de encontrar o que procura, adorei! 🙂
Obrigada Cissa!!! <3
Fefa, parabéns pelo site! Está muito bonito mesmo! Escolheu um ótimo design hein…rsrs.
Não entendo desse mundo de sabonetes e etc, mas agora com essa explicação até fiquei com vontade de aprender. Você parece ser uma pessoa muito legal, continue assim. Beijos!
Olá Fernando,
Muito obrigada!!! Ah que bom despertar a curiosidade, é assim o início de tudo! Espero que de alguma forma vc conheça cada vez mais as delícias do universo natural! Beijos enormes!
Fefa, parabéns pelo lindo site e obrigada pelo post! Suas palavras transmitem um conhecimento cheio de alegria 🙂 Vc teria um terapeuta natural que faça atendimentos em tricologia para indicar no Rio de Janeiro? Obrigada!
Olá Katharina, muito obrigada!!! ai que delicia saber que consigo transmitir nesse universo tão estático das palavras digitadas um pouco de alegria!!! sem um olhar, sem voz, é difícil! rs – vou pesquisar isso aqui e falo com vc, viu? um beijão enorme!
Olá, Fefa!
queria fazer uma pequena contribuição. Já que estamos cuidando de nosso couro cabeludo, vou deixar uma dica.
depois de lavar os cabelos, com um shampoo natural, clarooooo!!!! podemos fazer uma deliciosa massagem em nosso querido couro cabeludo. para isso vamos precisar de:
15 ml de óleo de Jojoba
5 gts (gotas) de óleo essencial de Hortelã pimenta
Vamos lá!
Dilua no óleo de jojoba o óleo essencial e pingue em cada dedinho da mão uma gota do preparado, esfregue delicadamente os dedos das duas mãos uns nos outros (só as pontinhas), para pode espalhar o óleo e massageei em movimentos circulares o couro cabeludo.
Essa massagem pode ser feita diariamente, isso promovera a saúde do couro cabeludo, estimula o crescimento do cabelo e trata problemas mais comuns como caspa e dermatite. O óleo de jojoba por ser uma cera liquida e muito semelhante ao sebo natural de nossa pele ele com suas propriedades antioxidantes dissolve bloqueio causados pelo excesso de oleosidade do cousa cabeludo deixando-o respirar sem deixar os cabelos com aspecto de gorduroso, associado as propriedades do hortelã pimenta que promove a estimulação da circulação sanguínea periférica, fazendo com que o sangue traga os nutrientes necessários para uma cabeleira brilhante e saudável naturalmente.
Fica a dica 😉
Aiubirã que honra essa contribuição! Adorei a dica, obrigada!
O jojoba é tudo de bom para o couro cabeludo! Beijão!
Fefa estou adotando suas dicas. Vc conhece alguma terapeuta capilar natural pra indicar?
Grata
Olá Jaqueline, muito obrigada! Não conheço. Um beijão
Olá Fefa!
Conheci você no Conaroma, que congresso maravilhoso 🙂
Eu gostaria de saber quais produtos eu poderia utilizar para preparar o meu próprio shampoo, condicionador, hidratação, tônico, creme para pentear e o que mais se usa nos cabelos rsrs.
Os cosméticos industrializados danificaram muito meu cabelo 🙁
Aguardo um retorno.
Helane, muito obrigada! São produtos bem diferentes, então você pode começar partindo de óleos vegetais e manteigas, mas alguns desses produtos podem ser um pouco mais complexos. Eu recomendo muito que vc procure cursos de saboaria natural e de cosméticos naturais artesanais, podem ajudar muito nessa sua caminhada! beijos enormes.