Por que usar sabonetes naturais?
Olá queridos leitores malaguetas!
Vou iniciar hoje uma sequência de posts sobre o uso dos sabonetes e shampoos naturais. Vamos conversar sobre aromas e outros assuntos, temas que se interligam com os sabonetes/shampoos naturais. Para quem quer saber mais sobre o assunto, vale acompanhar no decorrer da próxima semana, prometo que vai valer a pena!
Aguardo todos nos próximos posts, vem muita coisa por aí e é claro, se você tem alguma dúvida, pergunta, essa é a hora, manda pra mim, quem sabe não será tema de um post dessa série perfumada?
Com vocês: Por que usar sabonetes naturais?
Os sabonetes naturais possuem diferenças relevantes quando comparados aos sabonetes industriais, esses que você encontra fartamente nas gôndolas das farmácias e supermercados.
A produção de um sabonete natural tem início com a minunciosa seleção de óleos vegetais e manteigas vegetais, que são rigorosamente equilibrados em uma fórmula única, personalizada para determinado fim terapêutico. Soma-se a esse processo, a água e o hidróxido de sódio (o puro, para análise) e há o que chamamos de “saponificação”, que nada mais é que o resultado da alquimia: o seu sabonete natural.
Mas, como assim, hidróxido de sódio é soda, tem soda no meu sabão natural? Parece assustador, mas tem sim. Só que é uma quantidade balanceada, que é suficiente apenas para realizar essa “mágica transformação” de óleos e água em sabonetes. Essa “soda” é neutralizada durante o processo de produção e cura desses sabonetes naturais, deixando lugar apenas para os benefícios.
E quais benefícios são esses?
Existem os benefícios terapêuticos, notados principalmente na pele e cabelos, pois os sabonetes naturais limpam sem retirar a hidratação natural da sua pele, ainda que ela seja sensível. É muito eficiente em problemas dermatológicos, pois além de não agredir, também ajuda a tratar, só para exemplificar, problemas como: dermatites, psoríase, queimaduras e alergias a sulfatos.
Muita gente esquece: a pele é o maior, ou seja, mais extenso órgão do corpo humano e por isso, é uma questão de saúde cuidarmos do que será absorvido através dela. É uma forma de cuidar da saúde, que aliada com uma alimentação saudável, garantem um bem estar totalmente pleno!
Os sabonetes naturais são ricos em glicerina, por isso protegem e nutrem a sua pele. Mas não confunda: não estamos falando daqueles glicerinados que encontramos atualmente à disposição no supermercado perto da sua casa. Os sabonetes industriais, durante a fabricação sofrem a retirada de toda a sua glicerina,que é utilizada para para outros fins, inclusive produção de outros tipos de sabonetes, por isso algumas pessoas têm uma sensação de pele “rachada” após o banho. Já reparou que após um tempo, os sabonetes industriais ressecam e racham na sua saboneteira? Pois é, isso não ocorre com os sabonetes naturais, que são naturalmente mais cremosos, já que toda essa glicerina é mantida e garante um resultado diferente, é incomparável!
E se torna mais interessante, ainda, quando são perfumados através da adição de Óleos Essenciais. Fica um aroma mais suave, com diversas nuances, que durante o uso do seu sabonete, podem sobressair ou dar lugar as outras notas mais baixas.
Os óleos essenciais são substâncias que existem nas células vegetais, são a essência das plantas em forma líquida e possuem diversas formas de extração. Para o momento, vale dizer que esses óleos, por conter quimicamente uma alta concentração do ativo das plantas, além de perfumar, auxiliam terapeuticamente a pele e cabelos (podemos destacar casos de êxito em tratamentos diversos de pele, queda de cabelos, acnes, dentre outros), mas também atuam suavemente através do olfato, ativando todo o sistema límbico do seu organismo.
Diversos estudos comprovam a influência dos Óleos Essencias no emocional, haja vista a sua estrutura química, proporcionando, para exemplificar, diversos benefícios como bem-estar, elevação da autoestima, alívio de tensões nervosa. Essas sensações podem ser notadas com o uso contínuo de produtos naturais que contenham os óleos essenciais e também os extratos vegetais das plantas (é certo que casos mais acentuados que envolvam problemas emocionais deve ter o acompanhamento individual de um aromaterapeuta).
Vale lembrar que os óleos essenciais possuem moléculas extremamente voláteis. Isso significa que ele evapora com facilidade (principalmente porque não há uso de quaisquer fixadores sintéticos). Portanto, use o seu sabonete natural enquanto eles estão latente, não guarde, não demore para usar, aproveite todos os benefícios que esses óleos essenciais, aliados com os óleos vegetais e manteigas vegetais podem proporcionar durante o banho!
E não é só isso. Nossa! Tem mais? Sim! Os sabonetes naturais não poluem o meio ambiente. Eles são “vivos”, estão completamente integrados com o que chamamos de cosmética/beleza verde. Sua espuma é amiga da natureza porque é naturalmente biodegradável. Não causa qualquer efeito danoso a vida marinha e, é altamente recomendável para ser usado no seu pet ou em crianças e idosos (observe e consulte as linhas específicas com os óleos essenciais indicados).
É bom pra você e para quem você ama e é bom para a natureza também!
Depois de tantos benefícios elencados, fica mais fácil responder a nossa pergunta, não é? Usar sabonetes naturais porque é uma escolha pelo diferente, pela liberdade de usar algo simples, feito por pessoas que pensam em outras pessoas.
Experimente: liberte-se de marcas que impõem padrões muitas vezes inalcançáveis e ouse um tratamento mais verdadeiro, que não muda quem você é, mas ressalta suas qualidades. Integre-se novamente com você mesmo e com a natureza e reencontre sensações perdidas!
Beijos Malaguetas!
“Já reparou que após um tempo, os sabonetes industriais ressecam e racham na sua saboneteira? Pois é, isso não ocorre com os sabonetes naturais”… “por que usar sabonetes naturais?”: uma resposta completa para quem tem duvidas dos benefícios dos sabonetes artesanais.
Obrigada Rodolfo, fico feliz que tenha gostado!!! bjos
Usei ontem pela primeira vez as criações Pimenteiras! Aromas maravilhosos e uma textura incrível na pele. Parabéns Fefa, seus sabonetes são maravilhosos.
Olá Ieda, que alegria saber disso! Obrigada por compartilhar, é essa energia que nos impulsiona cada vez mais! Beijos enormes!
muito top isso fiz um projeto na minha escola para fazer sabão caseiro de óleo de frituras e é muito legal fazer e bem fácil.
Sim, é delicioso e requer alguns cuidados especiais e muita atenção. E fazer o sabão de óleo usado é uma iniciativa linda a favor do nosso meio ambiente! beijos!
Pingback:O Shampoo Sólido Natural - Fefa Pimenta Natural
Fefa,
Tenho dúvida sobre qual sabonete natural comprar. Existe diferentes composições, as funções são diferentes também ou tanto faz?
Obrigada!
Adoro seu blog e todas as suas dicas. Estou tentando mudar meus hábitos e aos poucos venho conseguindo. Estou muito feliz!
Olá Layla,
Tudo bem? Ah, muito obrigada pelo carinho e seja sempre bem-vinda, espero em 2016 poder intensificar as atividades aqui no blog para ajudar ainda mais!
Respondendo a sua pergunta: sim, cada sabonete/shampoo sólido possui uma formulação diferente e a harmonia desses ingredientes é voltada para determinado fim terapêutico/sensorial. Então depende muito do tipo de pele, finalidade, um conjunto mesmo!
E que bom fazer parte desse momento de mudança, pode perguntar sempre, viu? Um beijão.
Fefa estou fazendo um site falando um pouco sobre cosmeticos..posso usar seus textos sobre cosmeticos naturais? Claro citando sua autoria.. obrigada e bjossss
Claro que sim! Será um prazer. Beijos
Onde eu consigo comprar esses sabonetes? Posso lavar os cabelos com eles também e abolir o shampoo?
Olá Marla, dê um “pulo” na nossa Loja Virtual! Está aqui no site mesmo: https://www.fefapimenta.com.br/loja-virtual/
Pode sim, alguns sabonetes se adaptam perfeitamente aos cabelos. Para facilitar a adaptação e essa mudança, criamos linhas de shampoos sólidos, mas no final: o shampoo pode ser usado no corpo, o sabonete nos cabelos – é a versatilidade dos produtos naturais!
Pingback:Sabonetes Naturais no corpo inteiro? - Fefa Pimenta Natural
Pingback:Lista de lojas de Cosméticos Naturais | Repense seu Consumo
Pingback:Transição para uma vida com menos prejuízos a mim e ao meio ambiente
Eu adorei, eu quero mesmo parar de usar esses ssabonetes industrializados que no final só fazem mais mal ainda a minha pele. Mas eu tenho uma duvida: eu posso passar no cabelo também?
Pode sim! Os sabonetes podem ser usados nos cabelos, os shampoos sólidos no corpo. Quando naturais e pelos métodos cold ou hot process essa versatilidade é uma realidade. A classificação é apenas para facilitar as escolhas e para direcionar em casos específicos, como caspa, etc. Por exemplo, o sabonete buriti e tangerina é ótimo nos cabelos!
Que bom saber!
Que bom que vc gostou Maria!
Informaçãoimportante
em breve vamos atualizar essa parte do site e espero que continue sendo útil pra vocês. Beijos
Oi Fefa gostaria de uma receita de espessante para sabonetes
Nazaré, nesse momento não trabalhamos com sabonetes líquidos. Mas alguns espessantes naturais são agar agar, goma xantana, por exemplo, e você deve equilibrar na formulação preferencialmente sob agitação. Beijos de lavanda.
Olá estamos em julho de 2019, o site está SEM ESTOQUE. Quando vai ter?
Luiz, estamos tendo reposições fresquinhas constantes no site. A próxima é em nov/19.
Pingback:→ Curso Saboaria Aroma: Faça Sabonetes com Óleos Essenciais
Pingback:10 Maneiras de Economizar Água | Legal Signs
Obrigada pelas dicas sempre quis usar agora não tenho mais dúvidas.
Que ótimo!
Pingback:Por que escolher um sabonete natural? – Yukimi Costa
quero saber o autor que escreveu estas informações pois será muito útil para mim citar em um projeto cientifico que estou fazendo. obrigada
Olá Adriana, tudo bem?
Todos os textos e artigos aqui são de autoria própria, então segue o nome: Mallmann, Fernanda C.
E é ume honra ajudar no seu projeto.
Com carinho
Fefa
Olá td bem? Amei seu post,seu conteúdo esta muito bom. Vou acompanhar o blog ,Sucesso 🙂
Que alegria saber disso, acompanhe mesmo porque vamos atualizar muito esse blog!